Posts Destacados
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Google+ Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
Procure por Tags

Plano de marketing digital – O que considerar?


O final do ano vai chegando e seu chefe vai te chamar uma hora para dizer um pouco da estratégia da empresa e do que ele imagina vender em 2017. E ai ele te pergunta: Qual será o nosso plano de marketing para 2017?


Nesse momento muitos profissionais começam a suar frio, as noites serão mal dormidas, uma angustia virá ao peito. Mas não se aflija, o nosso post hoje é como desenvolver e por onde começar a preparar um bom plano de marketing digital, o famoso, tão propagado Inbound Marketing.


Pesquisa dos mais diversos institutos já apontam que a estratégia do “digital”, e sem dúvida o melhor caminho e o com custoXbeneficio mais aderente ao momento que cada empresa vive. Então com base no orçamento anual que você tem, podemos começar a pensar em algumas iniciativas.


De posse desse post, alinhado com a experiência do seu negócio, você estará pronto para dar o primeiro passo.


1-) Qual o momento atual que a sua empresa está vivendo?

As ações de marketing realizadas até o momento foram e estão sendo suficientes para sustentar o plano de negócios da empresa que você opera?


Se a resposta for sim, basta você incrementar ou levantar todo o ROI das ações passadas, analisar individualmente cada uma delas e planejar os próximos passos alinhados com a diretriz da empresa.


2-) Que ações no mundo digital sua empresa está de fato trabalhando?

Muitas empresas ainda não descobriram o verdadeiro poder das mídias e do digital. Com algumas métricas e conteúdos alinhados você enquanto Marketing pode e deve colaborar com Vendas.


Alguns pontos para você observar:

- Sua empresa tem um blog? Se SIM, você o conhece o público e número de visitantes desse canal de relacionamento?

- O site - você conhece o número de acessos mensais? Que parte do seu site é o mais visitado? O que esse fluxo de prospect nesses links significa para apoiar Vendas na venda? O seu site tecnicamente está bem construído? Existe resposta para o celular, SEO instalado? Se a resposta for “SIM”, OK, se a resposta for “NÃO” ou “Não Sei” é hora, ou já passou da hora de você ter um ponto de chegada apropriado para o momento. O site ainda é a principal referência quando um prospect nos procura. Coloque um novo site como prioridade zero.


Links Patrocinados – Você se ainda não trabalhou pode experimentar esse canal de busca de novos leads. Garantimos para você que essa tática funciona. Mas aqui vai um segredinho: È trabalho diário, pois uma campanha mal construída, pode consumir todos o seu investimento e você achar que o canal não funciona. Escolha bem as palavras, alinhe-as com o que você tem no site e mãos a obra. Seu telefone/e-mail ira ser acionado e você vai gerar leads.



Defina um objetivo, um alvo mensurável para o seu plano de Marketing

Atrair novos prospects, visitantes, leads e novos clientes

Caso o número de visitantes de seu site esteja abaixo do que você desejava para 2016, uma das suas métricas pode ser o de atrair novos visitantes para seu website, neste sentido, algumas ações que podem apoiá-lo com este objetivo são: Começar uma campanha de mídia paga, uma pequena verba para você “experimentar” esse benefício, montar um planejamento de conteúdo (semanal, quinzenal), desenvolver um blog corporativo que possa falar com as necessidades dos seus clientes, entre outras.

Essas ações endereçam para o objetivo levar novos leads para o seu site. E você consegue mensurar todos esses drivers.

Converter visitantes em leads

Com o 1. Objetivo atingido e o seu site, contando com novos visitantes, chega o momento que Marketing deve ser preocupar em converter esses visitantes em Leads., oportunidades para que a sua equipe de Vendas possa atuar.

Você deve no seu planejamento desenvolver e preparar para esse publico algum tipo de ofertar que em troca, o nosso visitante nos dê informações dele ( por ex. nome e e-mail)

Com essa base de contatos sendo montada e ganhando relevância a cada dia, você pode preparar, através do seu planejamento de conteúdo materiais educativos, ou até mesmo oferecer algum benefício diferenciado relacionado aquilo que você produz ou entrega.

Vender para leads


Uma vez coletados os leads e devidamente mapeados é um momento importante entender em qual momento da jornada de compra ele se encontra e de imediato iniciar uma comunicação com estes leads para que eles venham a se tornar clientes e consumidores dos produtos que você deseja compartilhar com esse público.

Vamos por em prática?

Uma vez definido os objetivos e as metas, é a hora de transformar este novo “projeto” em etapas e atividades dentro de um cronograma ou uma linha do tempo como muitos a chamam. Nesse momento é muito importante que você tenha o respaldo dos seus diretores, pois o plano de marketing remete diretamente a estratégia da empresa. Logo você vai invariavelmente determinar alguns responsáveis e prazos para que as ações possam sair do papel. Defina as prioridades de cada ação, quando (dia e mês) elas começam e terminam. Assim você consegue monitorar em períodos cada iniciativa.

Para medir se o seu plano está indo bem, é relevante manter sempre uma data para analisar os resultados do projeto. È hora de montar um report que mostre o monitoramento e o ROI. Hora de decidir se algumas iniciativas e projetos estão de fato valendo a pena continuar ou se outras devem ter um incremento de recursos.

Se a cada quarter, você conseguir elencar alguns indicadores como:

  • Taxas de conversão entre as etapas do funil

  • Páginas mais acessadas do seu site

  • Taxas de conversão das landing pages – numero de pessoas que lhe deram suas informações

  • Custo por lead – quantos leads você conquistou X o investimento realizado.

  • Custo de aquisição de clientes

Conclusão:

O escopo e atuação do marketing digital exige consistência, disciplina, agilidade, planejamento e boa vontade e pro-atividade na busca por resultados, compreender estas questões é condição para garantir o sucesso do seu plano de marketing.

Com esse olhar, Marketing além de entregar um bom plano, esse plano vai ter apoio da diretoria, vai estar alinhado com as diretrizes da empresa, vai ajudar Vendas a performar melhor, e quem ganha? O próprio Marketing deixando de ter um papel de back office para um papel estratégico nas decisões e caminhos da empresa. Percebeu a diferença?



Quer saber como podemos ajudar você a vender mais e melhor?

http://www.officer2880.com/contato.asp



© 2015 por Officer2880