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Planejamento Estratégico


Com a definitiva entrada da internet e mobile na vida das pessoas de todas as idades, vivemos uma nova era do consumo e também da nossa própria forma de vender e comunicar aquilo que oferecemos ao mercado.


Com essas diretrizes, muito se fala em Digital Marketing, Content Marketing, Inbound Marketing e Outbound Marketing. Mas, o que isso significa e o que muda na relação do marketing enquanto área estratégica da empresa?


Você deve se lembrar, até pouco tempo atrás, a área de Marketing era uma área de back office, uma área destinada a cuidar dos folders, cartões de visita, apresentações institucionais e de eventos.


E vendas? O que dizer de vendas? Vendas chegavam ao Marketing e como se fosse o chefe da área, determinava: “Preciso de uma apresentação para amanhã. Vamos participar do evento de Agronegócio na semana que vem.”

E dentro de um processo reativo todas as tarefas eram assim realizadas. Essa fase já foi, estamos em outro momento, onde vendas e marketing precisam caminhar juntos para alavancar todos os negócios.


Pautado nisso, surgiram os nomes que hoje muito profissionais de vendas não querem nem ouvir falar, já que o budget de vendas está muito associado ao budget de marketing, vendas não deseja ter o aprofundamento necessário e sim desejam apenas o famoso e desejado LEAD.


No entanto, para chegar ao lead, marketing deve se posicionar de outra forma no âmbito da empresa. Aquela época de patinho feito da história ficou para trás, marketing ganha papel relevante nas empresas e passam a fazer parte da estratégia e do plano de vendas da corporação.


Recentemente um cliente nosso, nos pediu um Planejamento Estratégico de Marketing, para lançamento de um produto.

Pensando nessa demanda, compartilhamos como vocês agora 5 dicas para preparar um bom plano de marketing, essas dicas são oportunas, visto que estamos nos aproximando do final do ano, e logo você estará com essa demanda no seu “to do” para 2017.



Dicas:

  1. Posicionamento da marca – Seja simples e direto, procure caminhos que transmitam facilidade e simplicidade à vida dos seus clientes

  2. Escolha bem as plataformas a serem utilizadas. Todo e bom plano exige uma definição pautada no conhecimento de mercado, na performance e no alcance do seu público. Definir o investimento e sobretudo ao longo do plano medir cada performance é função sim da área de Marketing e a mesma sugerir mudanças sempre visando o maior alcance do seu público.

  3. Mix de Marketing – Podem ser táticas como marketing de guerrilha, email marketing, Marketing de conteúdo e assessoria de Imprensa.

  4. Outra recomendação: Incentive seus clientes a postarem (replicarem) em seus perfis. Transforme seus clientes em verdadeiros embaixadores da marca.

  5. Defina as métricas e KPI´s – Número de visitantes no site, novos fãs na fanpage, engajamento nas plataformas sociais, clipping em pautas nos veículos do seu interesse, aumento da percepção da marca.


Com um plano em mãos, suas ações passarão a ser medidas por resultados e a sua área deixará de ser o patinho feio para ser uma área estratégica da empresa.

© 2015 por Officer2880