Posts Destacados
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Google+ Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
Procure por Tags

Planejamento X Processos

Aproxima-se o final de 2015 e se a sua companhia não é muito diferente, as últimas semanas toda a empresa foca energia e engajamento para bater os números e metas. Mas ai cabe a reflexão: Penso que tão importante quanto bater as metas é investir tempo, também, para planejar o próximo exercício. Planejar as ações sempre será muito importante, mas, em tempos de economia hostil, é estratégico, crucial e pode determinar a diferença entre o vencedores e perdedores.

Definir bem o objetivo cross da companhia é de suma importância e, a partir desse documento, planejar as ações e iniciativas importantes para você chegar lá. Esse plano deve ser pensado e ir além da famosa proposição de budget montado para cada áreas e ou iniciativa. É preciso pensar e repensar se esta proposta vai de encontro com a estratégia de atuação da empresa – neste momento não deixe de lado as previsões macro e micro econômicas, por exemplo.

Se voce oferece produtos e serviços, você pode começar o seu planejamento com um balanço. Um breve histórico de como anda e a quantas anda a evolução do seu business. Avalie, se coloque no lugar de quem consome o seu produto, quem sabe uma pesquisa com alguns clientes, aqui poder estar um caminho para descobrir pontos de melhoria, corrigir rotas e implementar melhorias no seu novo plano.

Do lado interno procure ter essa perspectiva também. Empresas de sucesso trabalham com um tripé fortalecido formado por produto, processos e pessoas. Ter um alinhamento de alto nível pode garantir uma trajetória vitoriosa. Um ambiente estimulado oferece mais possibilidades para boas ideias e ações proativas.

O que podemos falar sobre os processos da companhia? Você possue muitos processos e tarefas que exigem esforço manual? Podemos concordar que neste momento estamos desperdiçando tempo, dinheiro, e inteligência. Automatizar o maior número de procedimentos é possível, mas exige planejamento. Com esta decisão seu time poderá ter tempo e foco para ações mais estratégicas e dar a devida contribuição o crescimento da organização. Este investimento vale a pena. O olhar para o seu core business deve ser o principal objetivo sempre.

Vale a pena repetir, para você ter competividade - tudo o que não for o core business da sua empresa pode e deve ser direcionada a empresas terceiras. Sua equipe dessa forma se tornará mais estratégica. Este é o começo de um bom planejamento. Depois arregace as mangas e descubra como aperfeiçoar tudo isso. Mas não deixe de envolver sua equipe. Time engajado caminha em ritmo diferenciado em direção a meta quando são envolvidas e desafiadas desde o momento zero.

© 2015 por Officer2880